O turista 4.0 torna-se no configurador da sua própria viagem, procurando experiências turísticas que respondam às suas necessidades e motivações; enquanto anteriormente o seu papel era mais passivo, assente em produtos turísticos estabelecidos e previamente organizados por terceiros.
O primado da oferta, assente na definição de produtos / destino, dá lugar à era onde a procura é rainha, numa progressiva afirmação das experiências turísticas. Esta mudança torna o rigor da segmentação e o desenvolvimento da customização necessidades permanentes, onde as motivações dos turistas são a base da procura. Estas motivações devem encontrar os adequados produtos turísticos que o território possibilita e que, por sua vez, levará a experiências que se traduzem na satisfação dos clientes, completando um círculo virtuoso.
Neste contexto, é preciso superar o enfoque quase exclusivo no alojamento e apostar na criação de condições para o surgimento de conteúdos autênticos e experiências marcantes e genuínas, de excelência ambiental e urbanística, que respondam às (novas) necessidades da procura.
Uma nova geração de marketing, fortemente apoiado no digital, permite estar próximo da oferta em todo o ciclo de viagem do turista:
- do sonho e planeamento – estimulando o desejo de conhecer o destino;
- que converta esse desejo em reserva;
- e que, nas fases de experiência e partilha, assegure que o cliente se sinta bem tratado, confortável, acarinhado e satisfeito com a experiência, que o recomende e que deseje voltar.
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