AHRESP Lança Hotel 4.0 para Fomentar Estratégias Ganhadoras com a Transformação Digital

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) acaba de lançar a iniciativa Hotel 4.0 com o objetivo de trazer todos os profissionais da hotelaria para a discussão da transformação digital no setor.

O website www.hotel4zero.pt será o veículo de comunicação e divulgação de um conjunto de atividades previstas durante 2021 e 2022 como think tanks, estudos de ‘benchmarking’ estratégico internacional, workshops de reflexão e um ‘roadshow’ pelo país. A iniciativa da associação conta com a colaboração do Turismo de Portugal e do NEST – Centro de Inovação do Turismo e com o apoio das Entidades Regionais de Turismo (ERT) do Porto e Norte, do Centro e do Alentejo.

Segundo Ana Jacinto, secretária geral da AHRESP, “A iniciativa Hotel 4.0 visa apoiar a transformação digital da hotelaria portuguesa através de uma estratégia coletiva inovadora, de forma a criar valor pela utilização de novos modelos e processos de negócio, suportados na transformação digital, permitindo assim aumentar a competitividade e o acesso a novos segmentos e mercados internacionais”.

Think Tanks

  • A Aceleração Digital no Hotel 4.0 – abril 2021 - Porto
  • A Inovação Aberta no Hotel 4.0 – junho 2021 - Viseu
  • O Customer Experience no Hotel 4.0 – setembro 2021 – Viana do Castelo
  • O papel do Hotel 4.0 no Community Branding – novembro 2021 - Évora
  • Hotel 4.0 – Mais Valor Sustentável – fevereiro 2022 - Évora

Roadshows

Estão previstos quatro eventos:

  • Abril 2021 - Porto
  • Setembro 2021 - Coimbra
  • Novembro 2021 - Viseu
  • Março 2022 - Évora

A gestão da situação pandémica pode não permitir a realização de todos os eventos presencialmente, pelo que há também uma série de webinars programados.

Conferência Internacional Hotel 4.0

O projeto terá o seu término em 2022 com uma conferência internacional em local e formato a anunciar, onde serão apresentadas as principais conclusões e estratégias comprovadamente inovadoras para a adaptação a esta imparável transformação digital.

Sendo o acesso às tecnologias tão fácil nos dias que correm, nem sempre é fácil descortinar como aplicar as tecnologias em estratégias que respondam efetivamente às necessidades da hotelaria. A discussão está ON!